O projeto Cozinha Comunitária Mauro Malesardi “alimentar salva-vidas”, foi inaugurada no dia primeiro de julho de 2023 e está sendo desenvolvida no distrito de São José da Mata, oferta a 200 pessoas diariamente uma alimentação saudável, balanceada e de qualidade.
Os almoços produzidos durante esse período de funcionamento são compostos por proteína, carboidratos, legumes e verduras, pesando ao todo 600g, valores calóricos alinhados com o que se pede na legislação brasileira vigente. Elas são produzidas diariamente e entregues as pessoas de duas formas: 100 refeições no valor simbólico de R$ 2,00 (dois reais) o equivalente € 0,38 (trinta e oito centavos de euros) e 100 refeições gratuitas para famílias que foram cadastradas seguindo os critérios de serem beneficiadas do programa bolsa família, serem cadastradas no cadastro único do Governo Federal e estarem em situação de vulnerabilidade social.
Hoje, a cozinha funciona de segunda a sexta entregando almoços e nas terças e quintas entregando jantas.
Todos os alimentos usados na produção das quentinhas são oriundos de doações dos nossos parceiros e da comunidade que abraçaram o projeto e se sentem parte dele. Durante esses meses conseguimos doações advindas do Corpo de Bombeiros do estado da Paraíba, da Vila Sitio São João – Local de eventos e visitações das tradições nordestinas em Campina Grande e uma escola municipal da cidade Cabaceiras–PB. Além dessas doações pontuais, a cozinha comunitária consegui fechar parcerias com o Programa Mesa Brasil, desenvolvido pelo SESC (Serviço Social do Comércio) que fornece a instituições frutas, verduras e legumes arrecadados nos supermercados e CEASA (Central Estadual de Abastecimento de Alimentos) do município.
A AJURCC também conseguiu promover alguns convênios com as instituições governamentais e a cozinha Comunitária Mauro Malesardi está cadastrada no Sistema Nacional de Cozinhas Comunitárias do Governo Federal e apta a receber doações do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), durante os meses de dezembro de 2023, janeiro, fevereiro e março de 2024 recebeu do PAA alguns alimentos como: macaxeira, batata-doce, milho-verde, bolos, leites e peixe.
O projeto também está cadastrado no PAA estadual e conveniada na Secretária de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba para aquisição e distribuição de alimentos. Esse convênio está em funcionamento desde o mês de novembro de 2023 e possibilita a compra de alimentação, gás de cozinha e marmitex para a distribuição de 100 quentinhas de forma gratuita.
A cozinha completou um ano atuação no último dia 03 e funciona em sistema de participação coletiva, gerenciada por cinco mulheres, mães de jovens que fazem parte da associação, e dois jovens. Eles são responsáveis pela organização desde a compra, limpeza, armazenamento, cozimento dos alimentos, distribuição dos almoços e organização financeira da Cozinha Comunitária Mauro Malesardi.