O curso de Informática Básica é uma ação da AJUCC desenvolvida a partir do projeto "Em Poder e Ação: Direitos e Cidadania de Jovens e Mulheres Negras". Esta iniciativa é realizada em parceria com o Governo Federal, por meio de um convênio entre o Ministério da Igualdade Racial e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba (SEDH), e executada pela Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania – AJURCC, através do termo de colaboração nº 026/2023.
O projeto tem como objetivo atender jovens e mulheres negras em situação de risco e vulnerabilidade social, residentes em comunidades quilombolas, territórios rurais e áreas periféricas dos municípios de Alagoa Grande, Boa Vista, Campina Grande, Lagoa Nova e Queimadas, pertencentes ao território da Borborema no Estado da Paraíba.
As ações do projeto são direcionadas a jovens entre 18 e 29 anos e mulheres negras maiores de idade, localizadas nas comunidades quilombolas de Caiana dos Crioulos (Zona Rural do Município de Alagoa Grande) e Santa Rosa (Município de Boa Vista), bem como nas periferias das cidades de Campina Grande, nos bairros Mutirão, Pedregal, Catingueira e Campo de Angola, no distrito de São José da Mata, e nos municípios de Lagoa Nova e Queimadas. O projeto beneficiará diretamente 300 jovens e mulheres negras em situação de risco e vulnerabilidade social, sendo 50% masculino e 50% feminino. A distribuição de vagas será de 50 beneficiários para os municípios de Alagoa Grande, Boa Vista, Lagoa Nova e Queimadas, e 100 beneficiários para Campina Grande, devido à atuação em quatro bairros.
O curso de Informática Básica tem a duração de 60 horas, distribuídas conforme os conteúdos e carga horária abaixo: