Saiba como ajudar e participar da AJURCC, Ligue: +55 (83) 3314-1762

Curso de Karatê, Juventude no Caminho da Harmonia - Turma José Pereira

Detalhes

Preço: Gratis
Idade: 10 e 29 anos
Vagas: 20
Informações: Este a ano as matriculas serão direcionada para os alunos que já esta fazendo o cursos, ou seja não abriremos para novos alunos.

O Curso de Karatê, Juventude no Caminho da Harmonia teve início em junho, em conjunto com ações da Casa, e conta como professor o educador Roberto Marcelino, professor de História e estudante de fisioterapia. O professor tem como base a escola karatê da Kyudokan, sendo este o estilo vivenciado pelos/as jovens durante o curso, no qual o educador se baseia em 06 pontos fundamentais, quais sejam:
O saber coletivo (co-educação);
A capacidade de organização grupal (cooperação);
A reflexão crítica (emancipação);
O posicionamento do educando como sujeito (totalidade);
Ser o educando agente de sua aprendizagem (participação);
A partir da realidade na qual está inserido (regionalismo).

A turma 2022 recebe o nome de José Pereira, em omenagem a sua atuação como karateca e tudo que ele representa para equipe Kyudokan de São José da Mata em Campina Grande na Paraíba.

José Pereira foi um praticante dá escola shorin Ryu kyudokan , tendo iniciado seus treinos no ginásio de esportes de São José da Mata no ano de 1996. Desde cedo Pereira se destacou por suas qualidades tencnicas e físicas,  tornando-se um excelente atleta da modalidade kumite ( lutas), comsagrou-se Campeão de várias competições a nível de estado. Teve um destaque importante quando a escola kyudokan por um período de 10 anos ficou sem nenhuma representação de um faixa preta no Brasil, ficando durante todo esse período com três atletas faixas marrom a frente do estilo em todo Brasil. Nesse momento José Pereira foi o único atleta a representar a kyudokan em competições na cidade de Campina Grande e Capital.
Nesse sentido José Pereira passa a ter uma importância fundamental por ter segurado Junto com Luciano Neves e Roberto Marcelino o estilo durante o período de más escassez de alunos.. infelizmente em uma fatalidade José Pereira veio a falecer e não pode presenciar o crescimento do estilo nós anos seguintes. Hoje a escola kyudokan Higa Te Brasil tem um quadro de 15 faixas pretas e uma equipe de alunos promissores que seguramente formarão os futuros faixas pretas da escola .


A turma em 2022 atende 20 alunos com idades entre 10 e 30 anos, deste sendo 30% de mulheres.
Dias das aulas: As aulas ocorrerão nas segundas, terças e sextas.  
Horário:  das   18:00  as 19:30


Educador: Roberto Marcelino é Formado em Licenciatura Plena em História
Universidade Estadual da Paraíba – Campina Grande – PB (Ano de 2014), e tem graduação em bacharelado em Fisioterapia UNES- Campina Grande -PB (Ano de 2021) Possui experiencia com ensino de karatê de mais 20 anos.

Sobre o Estilo: Karate Kyudokan Shorin

Segundo o blog  (https://karatezine.blogspot.com) O Karate Kyudokan Shorin  O karate moderno está envolvido  pela egolatria dos representantes, ou seja, o cultivo da personalidade dos fundadores dos estilos de karte. Contudo toda egolatria presente no karate, pode ser vista no ocidente também, especialmente no período romano, quando os generais e militares se autoconsagravam heróis do povo ou mesmo deuses.
O Estilo Kyudokan é um estilo de karate derivado do Kobayashi Shorin-Ryu quando o karateca Yuchoku Higa em 1947 fundou seu dojo e batizou suas aulas de Kyudokan.
Em 2008, a Escola Kyudokan tinha ramificações em 23 países país e teve mais de 10 mil estudantes de todo o mundo. Ramos da proveniência escola foi estabelecida na América do Sul por Benito Higa e no mundo por Oscar Higa.
O estilo tem duas cabeças que responsáveis pelo Kyudokan, Minoru Higa é o atual presidente Federação Mundial Shorin Ryu Kyudokan; e Oscar Higa é o Diretor Técnico Mundial e representante do estilo para o mund