Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, o Grupo de Mulheres da casa do José Pinheiro realizou, na tarde desta quinta-feira (4), uma Roda de Conversa sobre a valorização da vida. A atividade reuniu as mulheres em um diálago sobre a importância de cuidar da saúde mental e sobre buscar ajuda em momentos difícies.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 720 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, sendo esta a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Ainda segundo a OMS, 73% dos suicídios globais ocorrem em países de baixa e média renda.

Setembro Amarelo
No dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, data criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio. A campanha teve origem nos Estados Unidos, em 1994, após o suicídio de um adolescente chamado Mike Emme. Ele ficou conhecido na cidade por sua habilidade mecânica com carros e por ter reformado um Mustang amarelo.
Por enfrentar problemas emocionais, num momento de desespero, no ano 1994, tirou a própria vida. Em sua homenagem, amigos e familiares escolheram a cor amarela — cor do carro que Mike havia restaurado — como símbolo da campanha. Desde então, o amarelo passou a representar a valorização da vida e a importância do diálogo sobre saúde mental.