A Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania (AJURCC), realizou nesta quinta-feira (20/11), no Distrito de São José da Mata, em Campina Grande, uma Mostra Cultural em alusão ao Dia da Consciência Negra, feriado nacional que fortalece a luta contra o racismo, como também a efetivação de políticas públicas na garantia de igualdade social.

A Mostra Cultural é um momento de grande importância para as crianças, adolescentes, jovens e mulheres atendidos pela AJURCC, pois é através dela que eles apresentam o resultado artístico/cultural e cidadão desenvolvido nas duas casas (José Pinheiro e São José da Mata). O evento foi iniciado com as apresentações das turmas de violão e flauta. Logo após, foi a vez de trazer muito embalo com a turma de Dança Regional.

Trazendo a riqueza das expressões locais, a Mostra Cultural promove o fortalecimento da identidade comunitária e o engajamento social por meio da arte, cultura e cidadania. Mais do que um evento artístico, é um espaço de celebração das histórias e vivências da comunidade, reafirmando o papel da cultura como ferramenta de transformação social, trazendo o poder transformador dos projetos desenvoldidos pela AJURCC, sendo eles:
- 'Esporte que Transforma' que realiza ações de formação esportiva para 75 crianças, adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social por meio de cursos de capoeira, taekwondo e karatê (Termo de Fomento 0143/2025 - Celebrado entre a Secretária de Estado de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba e AJURCC);
-'Entre palcos e pratos', que realiza ações de formação cultural, educacional e socioassistencial para 120 crianças, adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social com aulas de flauta doce, violão, dança regional, ações teatrais e formação inclusiva em libras (Termo de Fomento 001/2025 - Celebrado entre o Fundo Municipal de Assistência Social - FMAS e A AJURCC);
