A Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania (AJURCC), realizou, no último domingo (27), o Seminário "Tradição e Oralidade na Vida e Obra de Mestres e Mestras das Culturas Populares de Campina Grande – PB", no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP-PB).
O evento faz parte do projeto Campina de Brincantes 2025, que conta com o apoio de emenda do deputado federal Luiz Couto e é executado por meio de uma parceira com o através do Ministério da Cultura – MINC, resultante do Termo de Fomento nº 9710012024, e teve como objetivo dar visibilidade, escuta e reconhecimento as trajetórias de mestres e mestras que, com seus saberes e práticas, mantêm vivas as tradições culturais nos bairros de Campina Grande.
Ativistas culturais, multiartistas e fazedores de cultura foram homenageados no Seminário, o que destacou a importância das manifestações como maracatu, bois de carnaval, coco de roda, escolas de samba, blocos e troças carnavalescas.
“O seminário Tradição e Oralidade na Vida e Obra de Mestres e Mestras das Culturas Populares de Campina Grande foi de grande relevância para a cultura carnavalesca do nosso município. Além disso, possibilitou encaminhamentos importantes, como a realização de uma audiência pública sobre o carnaval de Campina Grande na Câmara de Vereadores. Também definimos que o projeto Campina de Brincantes vai buscar construir estratégias para termos uma área de vivência para o nosso carnaval”, afirmou Hélio Barbosa, coordenador do projeto Campina de Brincantes 2025.
Além das rodas de conversa e depoimentos, o evento contou com apresentações culturais, compondo um espaço de troca, fortalecimento e celebração das expressões da oralidade e da memória popular. O projeto Campina de Brincantes nasceu com o objetivo de fortalecer os grupos culturais populares da cidade, promovendo a resistência, a criatividade e o direito à cultura.