Um projeto que busca promover a interatividade e contribuir com o aprendizado dos alunos da turma de Libras tem se destacado como uma ação positiva na Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania. O ‘Cine Libras’, realizado nas casas do José Pinheiro e do distrito de São José da Mata, traz, através do cinema, um momento lúdico para os alunos da Língua Brasileira de Sinais.

O projeto é uma iniciativa da professora Kívia Marinho e o seu objetivo é introduzir os alunos ouvintes, de maneira didática, na cultura e identidade surda através de filmes com protagonistas surdos. Com direito a pipoca e refrigerante, a turma tem a oportunidade de vivenciar uma experiência que une o lazer ao aprendizado.
Kívia destacou a importância do projeto: "O Cine Libras busca aproximar os alunos ouvintes da Cultura e Identidade Surda por meio de filmes com protagonistas surdos. A gente mostra, de forma leve e prática, os desafios diários enfrentados pela comunidade surda, como o preconceito e a negação de seus direitos linguísticos, além de promover conscientização, respeito e inclusão".
As turmas de Libras da AJURCC fazem parte do projeto “Entre palcos e pratos”, que realiza ações de formação cultural, educacional e socioassistencial para 120 crianças, adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social, atuando em dois núcleos: um no distrito de São José da Mata e outro no bairro José Pinheiro, em Campina Grande, Paraíba e com aulas de flauta doce, violão, dança regional, ações teatrais e formação inclusiva em libras (Termo de Fomento 001/2025 - Celebrado entre o Fundo Municipal de Assistência Social - FMAS e A AJURCC).